Categories: Diversos

Prioridade do governo em 2025 é baratear os alimentos, diz Lula – Agência Brasil

Uma das prioridades do governo federal para 2025 é a de baratear o preço dos alimentos que chegam à mesa do trabalhador. A orientação foi passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sua equipe nesta segunda-feira (20), durante a primeira reunião do ano com seus ministros.

De acordo com o presidente, o novo ano será de colheita de muitas das políticas públicas iniciadas após o que chamou de período de reconstituição de diversas pastas, segundo ele, desmontadas durante o governo anterior. Ele cobrou de seus ministros um esforço cada vez maior para avançar nas políticas que vêm sendo implementadas.

Notícias relacionadas:

Alimentos e bebidas geram maior impacto na inflação de dezembro.Mercado financeiro projeta inflação de 5,08% este ano.AGU pede que Polícia Federal investigue fake news relacionadas ao Pix.“Temos agora um tema muito importante, que é a reconstrução, a união e comida barata na mesa do trabalhador, porque os alimentos estão caros na mesa do trabalhador. Todos ministros sabem que o alimento está caro. É uma tarefa nossa garantir que o alimento chegue na mesa do povo trabalhador, da dona da casa e do povo brasileiro em condições compatíveis com o salário que ganha”, disse o presidente durante a fala de abertura da reunião.

Combate à desinformação

O presidente, que se disse prontamente recuperado da cirurgia que fez na cabeça após uma queda, reiterou o compromisso do governo com a manutenção da democracia. Ele pediu a seus ministros que fiquem atentos para evitar dar argumentações a opositores que, segundo ele, já iniciaram campanha visando as eleições presidenciais do ano que vem.

“Daqui para frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão, sem que essa portaria passe pela Presidência da República, por meio da Casa Civil”, disse.

Segundo Lula, as eleições de 2026 já começaram para seus adversários. “Basta ver a internet para perceber que eles já estão em campanha. E nós não podemos antecipar a campanha, porque temos de trabalhar para entregar ao povo aquilo que ele precisa”, disse o presidente.

“Eu tenho uma causa, e ela é o que vai me motivar em 2025, que é a de não permitir, em hipótese alguma, que esse país volte ao horror do que foi o mandato do meu antecessor, garantindo que a democracia permaneça nesse país. Não queremos entregar esse país de volta ao neofascismo, ao neonazismo, ao autoritarismo. E precisamos dizer em alto e bom som: queremos eleger um governo para continuar o processo democrático nesse país ”, acrescentou.

O presidente citou também algumas entregas na área da educação e fez elogios à aprovação da lei que não permite uso de celulares pelas crianças no ambiente escolar. “Este é um sistema de proteção das nossas crianças. É um sistema de proteção da nossa educação e dos nossos professores. Estamos privilegiando a educação, o humanismo, e não os algoritmos para fazer a cabeça das nossas pessoas”, argumentou.

Estados Unidos

Lula falou também sobre as expectativas de manter boas relações com os Estados Unidos. O presidente eleito, Donald Trump, toma posse na tarde desta segunda-feira.

“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema para a democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos. Eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo brasileiro e o americano melhorem, e para que os americanos continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil”, disse. Lula ainda acrescentou que deseja paz, harmonia e diplomacia com todos países.

Share

Recent Posts

Chuvas intensas atingem cidades cearenses – Agência Brasil

O período de chuvas na Região Nordeste mal começou, e algumas cidades do Ceará já…

54 minutos ago

Copinha entra na reta final com definição dos semifinalistas – Agência Brasil

Grêmio e Corinthians avançaram às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior…

55 minutos ago

Caminhos da Reportagem volta à TI Yanomami dois anos após crise – Agência Brasil

Há dois anos, uma crise humanitária explodia na Amazônia. A invasão de garimpeiros na Terra…

2 horas ago

No feriado do padroeiro, Rio terá calor de 41°C pelo 3º dia seguido – Agência Brasil

No feriado do padroeiro da cidade, São Sebastião, o Rio de Janeiro deve experimentar nesta…

3 horas ago

Mercado financeiro projeta inflação de 5,08% este ano – Agência Brasil

O mercado financeiro aumentou a projeção da inflação e do crescimento da economia para este…

4 horas ago

Câncer de pâncreas: entenda doença que matou Léo Batista – Agência Brasil

Conhecido pela voz marcante ligada a transmissões esportivas, o jornalista Léo Batista morreu no último…

4 horas ago