Categories: Diversos

Produtividade na indústria cai 0,3% no segundo trimestre – Agência Brasil

A produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira voltou a cair, embora em ritmo menor, revela a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a pesquisa Produtividade na Indústria, o indicador recuou 0,3% no segundo trimestre, após cair 1,4% no primeiro trimestre do ano.

O indicador expressa a razão entre o volume produzido e o número de horas trabalhadas. De abril a junho, a produção industrial subiu 0,9%, mas as horas trabalhadas aumentaram 1,3%. Apesar da queda, a CNI considera que o recuo de 0,3% na produtividade do trabalho significa estabilidade.

Notícias relacionadas:

Nova plataforma permite consultas a investimentos em todo o mundo.Caixa muda regras de financiamento de imóveis e eleva valor de entrada.Plano de corte de gastos será levado a Lula após segundo turno.De acordo com a CNI, a produção manteve o ritmo de crescimento no segundo trimestre, enquanto as horas trabalhadas continuaram a crescer, mas em ritmo menor que no trimestre anterior. Isso, segundo a confederação, indica a estabilidade do indicador.

Ao medir a produtividade pelo total de trabalhadores, em vez do número de horas, o indicador tem resultados melhores, com alta de 0,4% no segundo trimestre. Segundo a CNI, esse é o melhor resultado nessa medição desde o segundo trimestre de 2022.

Na avaliação da CNI, a expectativa é que a produtividade cresça nos próximos trimestres com o fim dos ciclos de treinamento dos trabalhadores recém-contratados. Outro fator que deve melhorar a produtividade, informou a CNI, são as medidas recentes do governo federal que criam melhores condições para as empresas investirem na modernização industrial. A entidade cita as linhas de financiamento do eixo Indústria Mais Produtiva do Plano Mais Produção e a nova lei de depreciação acelerada, regulamentada recentemente.

Histórico

De 2013 a 2023, a produtividade da indústria brasileira acumulou queda de 1,2%. Esse resultado reflete redução de 16,5% nas horas trabalhadas e redução maior no volume produzido, de 17,4%. A queda concentrou-se nos cinco últimos anos.

Na primeira metade da década, até 2018, a produtividade industrial acumulou crescimento de 7,1%. O ganho, no entanto, foi mitigado pela queda de 7,8% na segunda metade da década. Segundo a CNI, boa parte da queda decorreu da retração da demanda e dos juros altos, que prejudicaram os investimentos da indústria.

Share

Recent Posts

Prejuízos por ataques no Rio equivalem à compra de 100 ônibus – Agência Brasil

Um dia depois de criminosos terem sequestrado nove ônibus para obstruir uma via e atrapalhar…

32 minutos ago

Polícia do Rio faz operação contra venda ilegal de animais silvestres – Agência Brasil

Policiais civis do Rio estão nas ruas, nesta quinta-feira (17), para cumprir mandados de busca…

2 horas ago

Se regulação não der conta, eu acabo, diz Lula sobre bets – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (17) que pode acabar com…

2 horas ago

Grande SP ainda tem 36 mil clientes sem energia elétrica – Agência Brasil

A Grande São Paulo tem ainda cerca de 36 mil clientes sem energia elétrica, segundo…

2 horas ago

CNU: resposta sobre revisão de nota da prova discursiva é divulgada – Agência Brasil

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) podem consultar, nesta quinta-feira (17), o resultado…

2 horas ago

STJ – Mãe não biológica terá seu nome no registro civil da filha gerada com sêmen de doador

A Terceira Turma aplicou a uma união homoafetiva o dispositivo legal que presume concebidos na…

3 horas ago