Categories: Diversos

Regiões Norte e Nordeste lideram consumo de macarrão no país – Agência Brasil

O consumo de macarrão no Brasil cresceu 5,6% de janeiro a agosto deste ano, com o volume de vendas chegando a 875.938 toneladas. No mesmo período de 2023, esse volume foi de 829.294 toneladas, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). Segundo o balanço, as regiões Norte e Nordeste lideram o consumo, com 261.149 toneladas comercializadas, sendo a massa comum responsável por 40,29% do faturamento nas regiões.

Os dados mostram ainda que, no Sudeste, a região metropolitana de São Paulo consumiu 76.005 toneladas, com a sêmola com ovos representando 38,63% desse faturamento. No Centro-Oeste, o consumo atingiu 59.397 toneladas, com a sêmola sendo responsável por 34,47% do faturamento da categoria. No Sul, foram consumidas 148.486,6 toneladas, com destaque para macarrão, representando 25,3% do faturamento do segmento de massa instantânea.

“O macarrão é um alimento que atravessa fronteiras culturais e socioeconômicas, consolidando-se como uma escolha frequente para as refeições dos brasileiros”, disse o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão. 

Por isso, segundo ele, há dez anos é comemorado no Brasil o Dia Mundial do Macarrão, depois de a então presidente da República Dilma Roussef instituir a data como comemorativa.

De acordo com a Abimapi, a data se tornou relevante para o setor de massas alimentícias no país, porque celebra a versatilidade e a importância do macarrão na alimentação global, sendo um dos alimentos mais consumidos no Brasil, tanto por seu valor nutricional quanto por seu preço acessível.

A entidade observa ainda que a demanda crescente por massas mais saudáveis e funcionais impulsiona a inovação na indústria, com produtos sem glúten, integrais e ricos em proteínas ganhando espaço nos supermercados. 

“Os consumidores estão mais atentos à saúde e, como resposta, a indústria investe em novas linhas que combinam sabor e benefícios nutricionais”, explicou Zanão.

Share

Recent Posts

Enem 2024: 60% das inscrições são de mulheres – Agência Brasil

As mulheres são maioria entre os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2024…

36 minutos ago

Azeite de oliva: 29 marcas já tiveram a venda proibida neste ano – Agência Brasil

Auditores e técnicos fiscais federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já emitiram, neste…

37 minutos ago

Ex-pugilista Maguila morre aos 66 anos de idade – Agência Brasil

O boxe brasileiro está de luto. Isto porque José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila,…

37 minutos ago

Inscrições no Enem para pessoas privadas de liberdade terminam amanhã  – Agência Brasil

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob…

37 minutos ago

Sem margem equatorial, Brasil pode ter que importar petróleo em 2034 – Agência Brasil

Sem produção de petróleo na margem equatorial, área do litoral norte do país apontada como…

37 minutos ago

Brics vai convidar Cuba, Bolívia, Turquia, Nigéria e mais nove países – Agência Brasil

O Brics vai convidar 13 países para participarem da organização na modalidade de membros associados:…

2 horas ago