Categories: Diversos

Rio: Cedae reduz em 10% captação de água do Sistema Imunana-Laranjal – Agência Brasil

O presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Aguinaldo Ballon, disse nesta segunda-feira (16) que a empresa de abastecimento reduziu neste final de semana em 10% a captação da água no Sistema Imunana-Laranjal, que atende 2 milhões de pessoas nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e parte de Maricá.

Com a redução. causada pela seca dos rios, a companhia pede que a população use água de forma consciente e evite lavar carros e calçadas, por exemplo. Em reunião com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Ballon também lembrou que o Sistema Acari, que abastece municípios da Baixada Fluminense, também teve a captação reduzida, neste caso, em 30%.

Notícias relacionadas:

Rio prepara plano de contingência para enfrentar crise hídrica .Rio cria gabinete de crise para combater incêndios florestais.Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio.“Quando comparamos o gráfico de produção, temos apenas 70% do que temos no período de captação no Sistema Acari nos últimos 8 anos. Mas, o sistema Acari está sendo compensado pela Estação de Tratamento de Água do Guandu. Estamos disponibilizando mais água do Guandu para o sistema Acari para mitigar e minimizar o impacto desse sistema, que atende especificamente municípios da Baixada Fluminense”, explicou. 

Crise hídrica

A crise hídrica que o estado do Rio enfrenta por conta da seca somada à redução do volume de água nos reservatórios está preocupando o governo. Sem previsão de chuvas significativas para os próximos 15 dias, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação tende a se agravar.

A quantidade de água na Região Hidrográfica do Guandu, responsável por abastecer cerca de 9 milhões de pessoas, também vem diminuindo. Atualmente, o chamado reservatório equivalente está com 67,23% da sua capacidade, de acordo com o Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais do Comitê Guandu -RJ.

Já o Reservatório do Funil, localizado em Itaiaia, no sul fluminense, e que integra a Usina Hidrelétrica de Funil, responsável por parte do abastecimento de energia do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, está com 27,84% da capacidade, o que traz também riscos à geração de energia elétrica. Para especialistas, a situação só não é pior porque o Rio teve um recorde de chuvas no início deste ano. Em janeiro foram 348,9 milímetros (mm) de precipitação.

Share

Recent Posts

STJ – STJ No Seu Dia: quando as empresas têm direito à proteção do CDC

STJ No Seu Dia: quando as empresas têm direito à proteção do CDC - STJ…

29 minutos ago

Torturador morre após retomada da comissão sobre desaparecidos – Agência Brasil

Duas semanas após ser reinstalada a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) em…

29 minutos ago

Rio: Justiça transforma em preventiva prisão de acusado de incêndio – Agência Brasil

Em audiência de custódia, realizada nesta quinta-feira (19), a Justiça do Rio decidiu transformar em…

29 minutos ago

STJ – Inscrições para o concurso do STJ se encerram nesta sexta-feira (20), às 18h

Inscrições para o concurso do STJ se encerram nesta sexta-feira (20), às 18h - Inscrições…

1 hora ago

STJ – Quarta Turma antecipa sessão ordinária de 8 de outubro para o dia 3 do mesmo mês

Quarta Turma antecipa sessão ordinária de 8 de outubro para o dia 3 do mesmo…

1 hora ago

STJ – Rádio Decidendi: professor da Universidade de Edimburgo fala sobre o sistema judicial do Reino Unido

Rádio Decidendi: professor da Universidade de Edimburgo fala sobre o sistema judicial do Reino Unido…

1 hora ago