Categories: Diversos

São Paulo: GT definirá estratégias para melhoria das linhas 8 e 9 – Agência Brasil

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a concessionária ViaMobilidade criaram um grupo de trabalho para definir medidas e traçar novas estratégias que melhorem o atendimento prestado ao cidadão nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à iniciativa privada.

O acordo foi feito ontem (26) em uma reunião feita a pedido do governador Rodrigo Garcia, que cobrou ações para solucionar as constantes falhas que têm ocorrido nas duas linhas operadas pela ViaMobilidade.

Entre as medidas já definidas estão a cessão pela CPTM das plataformas 3 e 4 da estação Barra Funda para facilitar a operação da ViaMobilidade com a Linha 8-Diamante, permitindo a diminuição do tempo de intervalo entre os trens. Com isso, a concessionária irá operar com quatro plataformas na estação.

Além disso, a CPTM disponibilizará peças e ou estruturas sobressalentes para a ViaMobilidade, com todo o apoio técnico necessário e compartilhará o equipamento utilizado nas madrugadas para manutenção de via.

“Faremos reuniões frequentes para acompanhamento das ações buscando as melhorias necessárias aos cidadãos. Tanto CPTM como ViaMobilidade estão empenhadas em atender a determinação do governador Rodrigo Garcia e encontrar soluções para os problemas que estamos passando”, ressaltou o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Concessão

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda foram concedidas à iniciativa privada em um leilão ocorrido em março de 2021. A ViaMobilidade apresentou a melhor oferta, com ágio de 202% sobre o valor mínimo e investimento de R$ 980 milhões. A concessão será de 30 anos e começou em janeiro deste ano.

O contrato prevê que a ViaMobilidade invista R$ 3,8 bilhões distribuídos nos primeiros anos da concessão, contemplando reforma de 30 estações, ampliação de seis e a construção de uma nova estação.

Também está prevista a modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia e adequações nos sistemas de via permanente.

Além disso, faz parte da lista das obrigações a aquisição de 34 trens novos, a renovação do pátio de Presidente Altino e investimentos para transferir as atividades de manutenção da CPTM para um novo pátio.

A próxima reunião do grupo será na semana do dia 6 de junho.

Share

Recent Posts

Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência – Agência Brasil

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21), foi criado em…

10 horas ago

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas – Agência Brasil

Há mais de um mês, povos indígenas de Mato Grosso sofrem com os incêndios florestais…

10 horas ago

MST refloresta área de assentamento na região do Vale do Rio Doce – Agência Brasil

Na data em que se comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro, o Movimento…

11 horas ago

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na noite deste sábado (21) em Nova…

11 horas ago

Parada PCD em SP celebra diversidade e reforça luta contra exclusão – Agência Brasil

Em junho de 2023, Sônia Maria de Jesus, que vivia em condição análoga à escravidão…

12 horas ago

Corinthians e São Paulo decidem Brasileiro feminino da Série A1 – Agência Brasil

Corinthians e São Paulo decidem no próximo domingo (20), a partir das 10h (horário de…

12 horas ago