Categories: Diversos

Saúde nega desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil – Agência Brasil

O Ministério da Saúde negou nesta quarta-feira (23) que o país passa por falta generalizada de vacinas. Em nota, a pasta cita que houve “desabastecimento momentâneo” de imunizantes contra a covid-19 no país no período de 16 de outubro, data de vencimento das doses em questão, e 22 de outubro.

O ministério destacou que 1,2 milhão de vacinas começaram a ser distribuídas nesta terça-feira (22) – São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, segundo o comunicado, vão receber imunizantes a partir desta quarta-feira. A previsão da pasta é que, até a próxima sexta-feira (25), todos os estados tenham recebido suas doses.

Notícias relacionadas:

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs.Obesidade: despreparo e falta de infraestrutura dificultam atendimento.Mutirões de catarata: Conselho lança guia para orientar procedimentos.“Além disso, já está em execução uma nova compra de 69 milhões de doses que garantirá o abastecimento de vacinas pelos próximos dois anos”, informou a nota. “Isso proporcionou também uma redução de aproximadamente 28% no preço da dose unitária, sendo um dos menores preços do mundo”, completou a pasta, ao citar que os Estados Unidos, por exemplo, pagam até US$ 30 por dose, enquanto o Brasil paga atualmente US$ 7 por dose.

De acordo com o ministério, em 2023 havia desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil, incluindo doses pediátricas contra a covid-19, a BCG (contra a tuberculose), a dose contra a hepatite B, a dose contra a poliomielite oral e tríplice viral (contra o sarampo, a rubéola e a caxumba).

“Além de problemas na gestão anterior, algumas dessas vacinas encontram-se em falta no mercado mundial e outras apresentam desafios de produção nacional”, destaca a nota. “Para garantir a vacinação de nossas crianças, algumas vacinas, como a meningo-C e a DTP (difteria, tétano e coqueluche) puderam ser substituídas por outras vacinas, como a pentavalente e a meningo ACWY, respectivamente.”

“Em relação à vacina contra a varicela [popularmente conhecida como catapora], foi feita aquisição emergencial de 2,7 milhões de doses e a previsão é que as primeiras remessas cheguem em novembro. Paralelamente, está em curso processo de compra regular. No caso das vacinas contra a febre amarela, 6,5 milhões de doses devem chegar em novembro”, conclui a pasta.

Entenda

Em setembro, uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que mais de 1,5 mil municípios brasileiros relatam falta de vacinas, sobretudo doses pediátricas. Entre os principais insumos sem estoque, segundo a pesquisa, estão imunizantes contra a varicela e a covid-19, além da vacina meningocócica C.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 11 de setembro e contou com a participação de 2.415 municípios. Desses, 1.563 – o equivalente a 64,7% dos que participaram da pesquisa e cerca de 28% do total de municípios no Brasil – enfrentavam falta de imunizantes há pelo menos 30 dias.

Share

Recent Posts

Mais de 1 milhão de usuários compartilham pornografia no Telegram – Agência Brasil

Um relatório elaborado pela SaferNet, organização não-governamental que desde 2005 atua na promoção dos direitos…

35 minutos ago

Economia do audiovisual do Rio cresceu 56% nos últimos três anos – Agência Brasil

A movimentação econômica no setor audiovisual carioca cresceu 56,2% nos últimos três anos, se tornou…

35 minutos ago

B20 Brasil reúne empresas e países-membros em São Paulo – Agência Brasil

Começa nesta quinta-feira (24), em São Paulo, o principal fórum do setor privado do G20,…

2 horas ago

FMI estima superávit primário para Brasil apenas em 2027 – Agência Brasil

Apesar dos esforços recentes do governo federal para elevar a arrecadação, o Fundo Monetário Internacional…

2 horas ago

Seleção feminina está completa para amistosos contra Colômbia – Agência Brasil

O técnico Arthur Elias já pode contar com todas as 26 jogadoras convocadas para os…

2 horas ago

Mais de 200 torcedores do Peñarol são presos por confusão no Rio – Agência Brasil

Mais de 200 torcedores do Peñarol foram presos nesta quarta-feira (23) na praia do Recreio,…

3 horas ago