Categories: Diversos

Secretário do MMA vê conotação politica em queimadas na Amazônia – Agência Brasil

O secretário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, André Lima, disse que há conotação política em parte dos incêndios florestais que ocorreram nos últimos dias na Amazônia.

Lima foi o entrevistado deste domingo (22) do Programa Natureza Viva, com apresentação da jornalista Mara Régia e produzido pela Rádio Nacional, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Notícias relacionadas:

Entenda as linhas de investigação dos incêndios florestais no país.Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas.De acordo com o secretário, as queimadas na região neste ano foram agravadas por fenômenos climáticos atípicos e a ação criminosa de pessoas agindo com “conotação política”, em resposta às medidas adotadas pelo atual governo para combater o desmatamento ilegal no país.

“Tem, inclusive, incêndio que a gente imagina que possa ter conotação política. É uma reação de parte da sociedade que não se conforma, que não se enxergou dentro da sustentabilidade”, afirmou.

O secretário também disse que o país vive uma seca atípica em função das mudanças climáticas globais, como o aquecimento do Oceano Atlântico, que era um fenômeno de menor intensidade nos anos anteriores.

Na última semana, Brasília amanheceu coberta de fumaça causada pelo incêndio no Parque Nacional. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Segundo Lima, a intensificação do desmatamento no Cerrado e na Amazônia também agravou a situação, diminuindo a umidade do ar e atrasando o período chuvoso.

“Uma coisa é prever um ano seco. Outra coisa é coisa é prever um ano extremamente seco. É o maior ano de seca nos últimos 60 anos na Amazônia, nesse grau que a gente está vendo, não só de baixa umidade, de praticamente zero de chuva e de alta de calor. São três elementos simultaneamente agindo sobre a Amazônia, num momento em que não era mais para ser assim”, disse.

O secretário também fez um apelo para os moradores da Amazônia evitarem a queima de lixo neste período de seca.

“Tem toda essa agenda do crime. Vamos dizer que metade do problema é incêndio criminoso, de gente que está se beneficiando dolosamente da ocupação do solo. Uma outra parte é de gente que está usando o fogo porque precisa queimar uma roça e não tem trator, quem está queimando lixo na beira da estrada porque não existe saneamento básico”, completou.

O Programa Natureza Viva vai ao ar todos os domingos, às 9h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional AM de Brasília.

Share

Recent Posts

Russos compartilham com prefeitos experiências com uso de IA – Agência Brasil

Representantes da prefeitura de Moscou, da Rússia, estão em Brasília para compartilhar no Encontro de…

6 segundos ago

No Rio, PF deflagra operação contra crimes eleitorais em Nilópolis – Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou quinta-feira (13) operação para desarticular organização criminosa suspeita de praticar…

1 hora ago

Hamas diz que cumprirá acordo e entregará prisioneiros no sábado – Agência Brasil

Após ameaçar suspender a entrega de prisioneiros no próximo sábado (15), o grupo palestino Hamas…

1 hora ago

Festival celebra centenário da líder camponesa Elizabeth Teixeira – Agência Brasil

Elizabeth Teixeira, histórica líder camponesa paraibana, celebra 100 anos de vida nesta quinta-feira (13) e será homenageada no…

1 hora ago

Pé-de-Meia será pago ainda neste mês, diz ministro da Educação – Agência Brasil

O ministro Camilo Santana, afirmou, pela rede social X, que o Ministério da Educação (MEC) vai…

2 horas ago

Vendas no comércio fecham 2024 com alta de 4,7%, a maior desde 2012 – Agência Brasil

As vendas no comércio cresceram 4,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Além…

2 horas ago