Categories: Diversos

Sobem para 14 as mortes em desabamento de ponte entre TO e MA – Agência Brasil

Mais um corpo foi resgatado na manhã deste sábado (4) no Rio Tocantins, onde desabou a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira que ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito, no Maranhão. Com a localização da vítima, chegam a 14 as mortes confirmadas e três pessoas ainda permanecem desaparecidas.

Segundo o Comando do 4º Distrito Naval da Marinha, que integra a força-tarefa de busca e resgate no rio Tocantins, o corpo estava nas proximidades dos destroços e foi retirado do local às 10h25.

Notícias relacionadas:

Sobe para 13 número de vítimas de queda de ponte na divisa de MA e TO.Queda de ponte: Marinha suspende busca subaquática no Rio Tocantins .Marinha confirma 11 mortos na queda de ponte.Segundo o chefe do destacamento de mergulhadores da Marinha, capitão de mar e guerra Albino Santos, os destroços no local do desabamento aumentam o desafio no trabalho de busca e resgate das vítimas, exigindo o emprego de profissionais altamente especializados e o uso de diferentes técnicas.

São realizados diariamente mergulhos para identificar e marcar os pontos de interesse, e mergulhos a ar dependente, com mais autonomia e tempo para exploração nas áreas que ultrapassam 40 metros de profundidade.

“O mergulho a ar dependente conta com uma série de aparatos próprios destinados a essa técnica. Por exemplo, a tradicional máscara é substituída por capacete. Com ele, o mergulhador consegue receber o ar que vem da superfície”, explica.

Queda

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins pela BR-226, desabou no fim da tarde do dia 22 de dezembro de 2024. A operação de busca e resgate teve início ainda no mesmo dia, com o reforço de várias frentes como Corpo de Bombeiros, empresas privadas e o emprego de embarcações, helicóptero e viaturas na região.

Até o momento, o trânsito de veículos – por meio de balsas – na região ainda não foi estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As empresas responsáveis pela manutenção da BR-226 “estão mobilizadas para atender exigências da Marinha do Brasil na execução dos acessos e do atracadouro necessários para a operação das balsas”.

Cumprida essa etapa e a liberação da outorga junto a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), as balsas deverão entrar em operação imediatamente sem custos. O serviço garantirá a travessia de carros de passeio, ambulâncias e caminhonetes.

* Com informações da Agência Marinha de Notícias

Share

Recent Posts

Após 2 anos dos ataques de 8/1, STF condenou 371; 122 estão foragidos – Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nos últimos dois anos, 371 pessoas das mais de…

58 minutos ago

Arquivo Público do Rio vai fechar por risco de incêndio e desabamento – Agência Brasil

O governo do Estado do Rio anunciou em comunicado oficial nesta segunda-feira (6) que o…

58 minutos ago

BNDES tem edital focado em minerais estratégicos para descarbonização – Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conjuntamente com a Financiadora de Estudos…

2 horas ago

Lula agradece Catar por sediar Cúpula da Aliança Global contra a Fome – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta terça-feira (7), por telefone, com o…

2 horas ago

Fonseca, Monteiro e Laura Pigossi vencem estreia em quali na Austrália – Agência Brasil

O tênis brasileiro avançou no qualifying (qualificatório) do Aberto da Austrália com estreias vitoriosas de Thiago Monteiro,…

2 horas ago

SP: governo recomenda que banhistas evitem mar por 24 horas após chuva – Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforçou nesta terça-feira (7) orientações à…

3 horas ago