Categories: Diversos

SP: escolas públicas iniciam campanha de multivacinação nesta segunda – Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (18), as escolas públicas do estado de São Paulo vão iniciar campanha de multivacinação contra doenças preveníveis. Equipes de vacinação da Secretaria Estadual da Saúde irão até as escolas vacinar crianças e adolescentes que estejam com seus esquemas vacinais incompletos. Esses agentes de saúde também farão ações educativas para estimular a vacinação.

Segundo a secretaria, a campanha será realizada nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio até o dia 19 de abril.

Notícias relacionadas:

Paraná amplia vacinação contra a dengue para faixa de 12 a 14 anos.Vacinação contra a dengue no Rio chega à faixa de 13 e 14 anos.Dengue: Saúde registra 529 notificações de eventos associados à vacina.O objetivo é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, público estimado em cerca de 7,9 milhões de pessoas no estado. No entanto, serão vacinados apenas aqueles que tiverem doses pendentes ou em atraso.

“Nosso foco é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças eliminadas ou controladas”, disse Ligia Nerger, diretora de Imunização da secretaria, em nota. A ação vai oferecer vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

De acordo com a secretaria, serão disponibilizadas as seguintes vacinas: poliomielite, meningocóccica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), meningocócica ACWY e covid-19.

Para garantir a prevenção contra essas doenças é fundamental que os pais ou responsáveis pela criança encaminhem à instituição escolar a caderneta de vacinação, além da assinatura do Termo de Assentimento para Vacinação para qualquer atualização necessária.

Pessoas que tenham dúvidas sobre a vacinação podem consultar o portal Vacina 100 Dúvidas, criado pelo governo paulista, que reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação na internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. 

Share

Recent Posts

Delegação da OEA visita STF e discute liberdade de expressão no Brasil – Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta segunda-feira (10) uma delegação da Comissão Interamericana de…

47 minutos ago

Lula diz que Brasil pode alfabetizar 80% das crianças até 2030 – Agência Brasil

O governo federal premiou nesta segunda-feira (10) iniciativas bem-sucedidas de milhares de prefeituras e de…

47 minutos ago

Preço de medicamentos genéricos pode cair mais de 50%, diz Ipea – Agência Brasil

Um novo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mediu os impactos dos…

2 horas ago

Dólar cai para R$ 5,78, apesar de tarifa de Trump sobre aço e alumínio – Agência Brasil

O anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, de uma tarifa adicional de 25% sobre o…

2 horas ago

Brasil vence Paraguai e se classifica para o Mundial Sub-20 – Agência Brasil

O Brasil garantiu a classificação para a próxima edição da Copa do Mundo Sub-20 após…

2 horas ago

Venda de veículos automotores sobe 6% em janeiro em comparação a 2024 – Agência Brasil

A quantidade de veículos automotores (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) vendida em janeiro de…

2 horas ago