Categories: Diversos

STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin – Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal STF) realiza nesta sexta-feira (12) a audiência da custódia dos cinco presos pela Polícia Federal (PF) em mais uma fase da investigação que apura o uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do presidente Jair Bolsonaro.

A audiência será realizada de forma virtual. Os trabalhos serão conduzidos por um juiz instrutor do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, que determinou as prisões nesta quinta-feira (11).

Notícias relacionadas:

PF tem áudio de conversa entre Bolsonaro e Ramagem no caso Abin.Agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe, indica PF .PF diz que Abin atuou ilegalmente em favor de filhos de Bolsonaro.Estão presos Mateus de Carvalho Sposito, ex-funcionário da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; o empresário Richards Dyer Pozzer, o influencer digital Rogério Beraldo de Almeida; Marcelo Araújo Bormevet, policial federal; e Giancarlo Gomes Rodrigues, militar do Exército.

De acordo com as investigações, a Abin foi utilizada durante o governo Bolsonaro para favorecer filhos do ex-presidente, monitorar ilegalmente ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e políticos opositores.

Defesas

Em nota divulgada nesta sexta-feira, o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, negou as acusações de uso ilegal do órgão durante sua gestão.

Segundo Ramagem, as acusações são “ilações e rasas conjecturas” e visam prejudicar sua candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro.

“Houve finalmente indicação de que serei ouvido na PF, a fim de buscar instrução devida e desconstrução de toda e qualquer narrativa. No Brasil, nunca será fácil uma pré-campanha da nossa oposição. Continuamos no objetivo de legitimamente mudar para melhor a cidade do Rio de Janeiro”, afirmou.

Ontem (11), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que a divulgação do relatório de investigação da PF foi feita para prejudicar a candidatura de Ramagem.

“Simplesmente não existia nenhuma relação minha com Abin. Minha defesa atacava questões processuais, portanto, nenhuma utilidade que a Abin pudesse ter. A divulgação desse tipo de documento, às vésperas das eleições, apenas tem o objetivo de prejudicar a candidatura de delgado Ramagem à prefeitura do Rio de Janeiro”, afirmou.

Jair Bolsonaro não se manifestou.

A Agência Brasil tenta contato com os demais citados e está aberta para incluir seu posicionamento no texto.

Share

Recent Posts

Voto é poderoso instrumento de transformação social, diz Cármen Lúcia – Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou que o voto é o…

2 horas ago

Segundo turno tem reforço de segurança no estado do Rio – Agência Brasil

A segurança no segundo turno das eleições municipais no estado do Rio de Janeiro vai ser…

6 horas ago

Governo brasileiro diz ver com preocupação ataque de Israel ao Irã – Agência Brasil

O governo brasileiro informou que acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território…

7 horas ago

Mulheres ocupam 28% dos cargos de secretariado no país – Agência Brasil

Apenas 28% dos cargos de secretariado nos governos estaduais e nas capitais brasileiras são ocupados…

7 horas ago

Técnicos medalhistas em Paris têm premiação divulgada pelo CPB – Agência Brasil

Nessa sexta-feira (25), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou quais serão as premiações dos técnicos…

8 horas ago

Caso Marielle: julgamento de Lessa e Élcio será na próxima quarta – Agência Brasil

Após mais de seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson…

8 horas ago