Categories: Diversos

STF retoma audiências do processo sobre assassinato de Marielle – Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta segunda-feira (9) os depoimentos de testemunhas na ação penal dos acusados de atuaram como os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, no Rio de Janeiro.

Foram ouvidas hoje as primeiras testemunhas arroladas pela defesa dos réus. Os depoimentos devem se estender até o fim deste mês e são dirigidos pelo juiz Airton Vieira, auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. Cerca de 70 pessoas foram arroladas. Os réus vão prestar depoimento após as oitivas de todas as testemunhas.

Notícias relacionadas:

Lessa diz que sentiu náusea ao ver Rivaldo abraçar mãe de Marielle .Élcio Queiroz diz que foi usado por Lessa no assassinato de Marielle.Lessa diz que réus do caso Marielle são de “alta periculosidade” .No processo, são réus o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão; o irmão dele, deputado federal Chiquinho Brazão (Sem Partido-RJ); o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa; e o major da Policia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira. Todos respondem pelos crimes de homicídio e organização criminosa e estão presos.

Entre as pessoas chamadas para prestar depoimento estão as promotoras do Ministério Público do Rio Letícia Emile e Simone Sibilio, responsáveis pelas investigações iniciais do caso Marielle. Elas foram indicadas pelos advogados de Chiquinho Brazão.

Em petição enviada ao ministro Alexandre de Moraes, as promotoras pediram dispensa dos depoimentos.

“É fato público e notório que ambas atuaram, no âmbito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, como promotoras de Justiça na Força-Tarefa encarregada do Caso Marielle Franco, Anderson Gomes e Fernanda Chaves, subscrevendo a denúncia, o que impede que deponham como testemunhas nesta ação penal”, justificaram as promotoras.

No mês passado, na primeira fase de depoimentos, foram ouvidas as testemunhas de acusação, que foram indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os principais depoimentos foram prestados pelos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz. Ambos confessaram participação no assassinato.

Em um dos depoimentos, Lessa disse que os réus são “pessoas de alta periculosidade”. Ele assinou acordo de delação premiada e assumiu ter atirado em Marielle a mando dos irmãos Brazão.

Share

Recent Posts

STJ – Tribunal não terá expediente em 31 de outubro e 1º de novembro

Tribunal não terá expediente em 31 de outubro e 1º de novembro - Tribunal não…

22 minutos ago

STJ – Página de Repetitivos e IACs Anotados inclui julgado sobre princípio da fungibilidade recursal

Página de Repetitivos e IACs Anotados inclui julgado sobre princípio da fungibilidade recursal - Página…

22 minutos ago

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral – Agência Brasil

A campanha eleitoral para prefeitos e vereadores registra até esta quinta-feira (19) 319 denúncias de…

23 minutos ago

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana – Agência Brasil

Apenas uma parte ínfima dos incêndios florestais que se proliferam pelo país é iniciada por…

23 minutos ago

Vacinas: combate às fake news deve focar em quem tem dúvidas, diz Opas – Agência Brasil

O combate às fake news envolvendo vacinação, sobretudo nas redes sociais, deve ter como foco…

23 minutos ago

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV – Agência Brasil

Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para…

23 minutos ago