Categories: Diversos

STF suspende tramitação dos processos de “revisão da vida toda” – Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão do trâmite de todos os processos que tratam sobre a chamada “revisão da vida toda”, atendendo a pedido do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo da decisão é garantir uniformidade e segurança jurídica para os beneficiários.

No julgamento de mérito do recurso, em dezembro do ano passado, o STF considerou possível a aplicação de uma regra mais vantajosa à revisão da aposentadoria de segurados que tenham ingressado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes da Lei 9.876/1999, que criou o fator previdenciário e alterou a forma de apuração dos salários de contribuição para efeitos do cálculo de benefício. O INSS apresentou um recurso contra a decisão, cujo julgamento está pautado para a sessão virtual do plenário do STF de 11 a 21 de agosto.

Notícias relacionadas:

​​​​​Agência Brasil Explica: como funciona a revisão da vida toda.União pede ao STF que reduza impacto de revisão da vida toda no INSS.O INSS argumenta que somente a partir do julgamento dos embargos de declaração será possível definir o número de benefícios a serem analisados, estimar o impacto financeiro e mensurar as condições estruturais necessárias ao cumprimento da decisão, bem como apresentar um cronograma de implementação factível.

Ao deferir o pedido, o ministro Alexandre de Moraes diz que é prudente suspender os processos que tramitam nas instâncias anteriores até a decisão definitiva do recurso pelo STF. Ele ressaltou que já existem decisões de tribunais regionais federais que permitiriam a execução provisória dos julgados e que alguns tribunais têm determinado a implantação imediata da revisão sem aguardar o trânsito em julgado do precedente do STF. “O relevante impacto social impõe que a tese de repercussão geral seja aplicada sob condições claras e definidas”, argumenta Moraes.

Recálculo

A decisão do Supremo de dezembro do ano passado permite que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida. Antes da decisão, a revisão não era reconhecida.

O processo julgado pelo STF trata de um recurso do INSS contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que garantiu a um segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) a possibilidade de revisão do benefício com base nas contribuições sobre o período anterior a 1994.

Share

Recent Posts

Lula se reúne com três presidentes antes de deixar Nova York – Agência Brasil

Após discursar de abertura na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York,…

21 minutos ago

Eleições 2024: pessoas em situação de rua, um problema de todos – Agência Brasil

Diego Augusto vive há cinco anos em situação de rua no centro do Rio de…

21 minutos ago

PF cumpre 140 mandados em operação contra abuso sexual de crianças – Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre nesta manhã 141 mandados de busca e apreensão, em todas as…

21 minutos ago

Observatório em SP vai debater políticas de memória no Brasil – Agência Brasil

A Associação de Docentes da Universidade Estadual de Campinas (ADunicamp) e o Lugar de Memória…

1 hora ago

STJ – Repetitivo discute aplicação do CDC em ações indenizatórias decorrentes do desastre de Brumadinho

Repetitivo discute aplicação do CDC em ações indenizatórias decorrentes do desastre de Brumadinho - Repetitivo…

3 horas ago

São Paulo e Botafogo jogam por vaga na semifinal da Libertadores – Agência Brasil

Após o um empate sem gols na primeira partida das quartas de final da Copa…

3 horas ago