Categories: Diversos

STF tem maioria para tornar Janones réu por postagens contra Bolsonaro – Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira (14) para tornar réu o deputado federal André Janones (Avante-MG) pelo crime de injúria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Corte julga em plenário virtual uma queixa-crime apresentada pela defesa de Bolsonaro contra postagens feitas por Janones nas redes sociais.

Notícias relacionadas:

Conselho de Ética da Câmara arquiva processo contra André Janones.Em uma publicação no dia 31 de março de 2023, Janones chamou Bolsonaro de “miliciano” e “ladrão de joias”. Em 5 de abril, o parlamentar se referiu ao ex-presidente como “assassino que matou milhares na pandemia”.

Ao analisar o caso, a ministra Cármen Lucia, relatora do caso, entendeu que as falas de Janones não podem ser consideradas como imunidade parlamentar. Pelo Artigo 53 da Constituição, os parlamentares são invioláveis civil e penalmente por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

“As afirmações feitas pelo querelado e tidas como ofensivas pelo querelante não foram feitas em razão do exercício do mandato parlamentar, nem têm com ele pertinência”, escreveu a ministra.

O voto de Cármen Lúcia foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Nunes Marques e Luís Roberto Barroso.

Os ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli e André Mendonça votaram pela rejeição da queixa-crime por entenderem que as declarações de Janones estão acobertadas pela imunidade parlamentar.

Para Mendonça, cabe ao Congresso analisar a eventual quebra de decoro de Janones.

“O afastamento da imunidade exige que as falas do parlamentar não guardem absolutamente qualquer relação com seu mandato e que, além disso, também não tenham sido proferidas em razão dele”, afirmou Mendonça.

Defesa

Na defesa apresentada no processo, os advogados de Janones defenderam a rejeição da queixa-crime e afirmaram que as declarações do deputado tiveram somente a intenção de criticar e ironizar, não se tratando de conduta ofensiva. Além disso, a defesa alegou que as declarações estão acobertadas pela imunidade parlamentar.

“Certamente as declarações feitas pelo querelado relacionadas aos termos ladrão de joias, ladrãozinho de joias e bandido fujão correspondem exatamente a todos esses acontecimentos envolvendo o querelante, num tom extremamente jocoso, com o intento de criticar as condutas ilícitas praticadas pelo ex-presidente da República”, afirmou a defesa.

A Agência Brasil entrou em contato com gabinete de Janones e aguarda retorno. 

Share

Recent Posts

Vinicius Júnior brilha e Brasil derrota Paraguai na Copa América – Agência Brasil

Comandado pelo atacante Vinicius Júnior, o Brasil derrotou o Paraguai por 4 a 1, na…

5 horas ago

Prédio irregular é demolido no Rio de Janeiro – Agência Brasil

A prefeitura do Rio demoliu nesta sexta-feira (28) um edifício de dois andares em fase de…

8 horas ago

Massacre de Paraisópolis: TJ ouve testemunhas de defesa de policiais – Agência Brasil

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) realizou, nesta sexta-feira (28), no Fórum da…

9 horas ago

Apenas uma empresa apresenta proposta na privatização da Sabesp – Agência Brasil

Apenas uma empresa, a Equatorial Participações e Investimentos, apresentou proposta para assumir o posto de…

9 horas ago

AGU diz que modelo de escola cívico-militar de SP é inconstitucional – Agência Brasil

Parecer a favor da inconstitucionalidade do modelo de escolas cívico-militares do estado de São Paulo…

9 horas ago

Eduardo de Deus e Matheus Lima fazem índice olímpico no Troféu Brasil – Agência Brasil

A delegação brasileira de atletismo nos Jogos de Paris ganhou o reforço de Eduardo Rodrigues…

10 horas ago