Categories: Notícias da Justiça

STJ – Autorizado o prosseguimento de licitação para nova sede do CREA em São Paulo

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, autorizou nesta quarta-feira (24) o prosseguimento de uma licitação para a construção do novo edifício sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) na capital paulista.

Segundo o ministro, melhor avaliando os argumentos trazidos pelo CREA, ficou caracterizada lesão à ordem e à economia públicas, justificando a suspensão da liminar que paralisou a licitação.

“É sabido que o tema está sujeito ao crivo do Poder Judiciário, contudo a precaução sugere, no caso em tela, que a substituição das decisões da administração pública ocorra em decorrência de caracterizada ilegalidade inequívoca, após o curso regular do processo pelas instâncias do Poder Judiciário”, comentou Martins.​​​​​​​​​

Ministro Humberto Martins, presidente do STJ.Após a abertura da licitação, uma ação popular questionou o procedimento, citando, entre outros fatores, a opção da entidade de colocar, num mesmo edital, contratação de desenvolvimento de um projeto e execução da obra, no valor máximo de R$ 190.526.123,62, e a venda de imóveis do CREA/SP, no valor mínimo de R$ 191.164.000,00, o que limitaria a competitividade.

Unificação administrativa e economia de recursos

A licitação foi suspensa por decisão da Justiça Federal em São Paulo, e, na sequência, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manteve a liminar. No pedido de suspensão desta decisão dirigido ao STJ, o CREA argumentou que a licitação busca unificar as suas unidades e gerar economia.

De acordo com a entidade, a manutenção de prédios antigos sem acessibilidade e ineficazes do ponto de vista operacional gera altos custos, razão pela qual a construção da nova sede é necessária.

Além disso, defendeu o modelo da sistemática escolhida para sua efetivação da licitação (maior diferença obtida pela proposta conjunta entre o menor preço para construção da nova sede e o maior lance pelos imóveis antigos) e aduziu que tal metodologia não incorreria em limitação das propostas ou da competitividade.

Inicialmente o pedido foi indeferido pela presidência do STJ no dia 15 de agosto. Agora, analisando pedido de reconsideração, o ministro Humberto Martins afirmou que a autarquia federal apresentou elementos suficientes para justificar a suspensão da decisão e liberar o procedimento licitatório conforme o planejamento inicial.

Ele explicou que a decisão acabou impondo custos adicionais decorrentes do retardamento do processo licitatório.

“Ao interferir na opção de conveniência adotada pela autarquia sui generis, o Judiciário acaba por substituir o legítimo processo de construção dialética da conveniência administrativa”, concluiu o ministro ao justificar a suspensão da liminar.

Leia a decisão na SLS 3.160.

– Autorizado o prosseguimento de licitação para nova sede do CREA em São Paulo – Read More

Share

Recent Posts

Ato em SP conclama para medidas de mitigação da emergência climática – Agência Brasil

Movimentos sociais e entidades realizam hoje (22), na capital paulista, a Marcha por Justiça Climática,…

9 horas ago

Estudantes indígenas buscam mais espaço e apoio nas universidades – Agência Brasil

Cerca de mil estudantes de mais de 100 povos indígenas estiveram em Brasília na última…

12 horas ago

Líderes mundiais adotam pacto com 56 ações para o futuro do planeta – Agência Brasil

Líderes da maioria dos países reunidos na Cúpula do Futuro, da Organização das Nações Unidas…

13 horas ago

Petrobras lança novo edital voltado para startups – Agência Brasil

Um novo edital voltado para startups, dentro do Programa Petrobras Conexões para Inovação será lançado…

13 horas ago

Eventos promovem conscientização sobre a doação de órgãos  – Agência Brasil

Os moradores do Distrito Federal participaram neste domingo (22) de ações voltadas para sensibilização da…

14 horas ago

Na Cúpula do Futuro, Lula fala em “falta de ousadia” da ONU – Agência Brasil

Em seu primeiro discurso nesta viagem a Nova York, para a Assembleia da Organização das…

14 horas ago