Categories: Notícias da Justiça

STJ – Espaço Cultural lança obra coletiva com estudos em homenagem aos 200 anos da Independência

Durante o lançamento do livro O Poder Judiciário e o Direito na Atualidade: estudos em homenagem aos 200 anos de independência do Brasil, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, disse que a obra faz uma análise da trajetória do sistema de Justiça brasileiro ao longo da história, detalhando a relação deste sistema com o de Portugal.​​​​​​​​​

Autoridades do Judiciário e autores da obra marcaram presença no lançamento. | Foto: Lucas Pricken / STJ“O livro reúne estudos de renomados autores que homenageiam este projeto de nação. São estudos jurídicos, sim, mas o direito é a base na qual o construtor da nossa nação independente anteviu o futuro”, afirmou Martins, que é o coordenador da obra. O lançamento ocorreu na noite desta terça-feira (23), no Espaço Cultural STJ.

O presidente da corte destacou o decreto régio de 11 de agosto de 1827, que criou os cursos jurídicos no Brasil, como “pedra angular na reconstrução do direito no Brasil e em Portugal” e um dos exemplos de união entre os países.

“Que esta obra sirva de inspiração para que o futuro continue a brilhar para os nossos dois países, Brasil e Portugal: separados por um oceano, unidos pela lusofonia e pelo sonho de um mundo pacífico e irmanado”, comentou.

Humberto Martins ressaltou que a Independência foi um processo “custoso e sofrido”, com peculiaridades em relação ao que ocorreu no restante da América do Sul. Entre elas, o presidente do STJ mencionou que a sociedade brasileira renegava Portugal e, ao mesmo tempo, mantinha laços que tornaram a transição única.

Ministros do STJ e do STF estão entre os autores

Lançado pela Editora Thoth, com apoio da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), o livro conta com a participação de 12 ministros do STJ, três do Supremo Tribunal Federal (STF) e outros juristas de diversos ramos do direito.

No lançamento, estiveram presentes o ministro do STF Dias Toffoli e vários ministros do STJ, além de colaboradores da obra.

Ao longo das 438 páginas e dos 32 capítulos do livro, os leitores poderão conferir reflexões sobre a influência da doutrina e do texto constitucional de Portugal em julgados do STF, o papel da Justiça Eleitoral no marco do bicentenário da Independência, as funções e os desafios contemporâneos do STJ, além de vários outros temas.

O juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, ex-presidente da Ajufe, que assina o prefácio, agradeceu o convite feito pelo ministro Humberto Martins para colaborar com o projeto e destacou a qualidade técnica do produto final. “Convido todos à leitura da obra. São artigos de alto nível sobre o assunto. Foi uma grande honra poder colaborar”, comentou.

O atual presidente da Ajufe, juiz Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves, afirmou que o livro marca de forma positiva o encerramento da atual gestão dos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi na direção do STJ, considerada muito positiva para a magistratura. “A Ajufe agradece a oportunidade de participar do avanço da cultura jurídica nesta obra que marca muito bem o final da gestão”, avaliou o magistrado.

– Espaço Cultural lança obra coletiva com estudos em homenagem aos 200 anos da Independência – Read More

Share

Recent Posts

Ato em SP conclama para medidas de mitigação da emergência climática – Agência Brasil

Movimentos sociais e entidades realizam hoje (22), na capital paulista, a Marcha por Justiça Climática,…

9 horas ago

Estudantes indígenas buscam mais espaço e apoio nas universidades – Agência Brasil

Cerca de mil estudantes de mais de 100 povos indígenas estiveram em Brasília na última…

12 horas ago

Líderes mundiais adotam pacto com 56 ações para o futuro do planeta – Agência Brasil

Líderes da maioria dos países reunidos na Cúpula do Futuro, da Organização das Nações Unidas…

13 horas ago

Petrobras lança novo edital voltado para startups – Agência Brasil

Um novo edital voltado para startups, dentro do Programa Petrobras Conexões para Inovação será lançado…

13 horas ago

Eventos promovem conscientização sobre a doação de órgãos  – Agência Brasil

Os moradores do Distrito Federal participaram neste domingo (22) de ações voltadas para sensibilização da…

14 horas ago

Na Cúpula do Futuro, Lula fala em “falta de ousadia” da ONU – Agência Brasil

Em seu primeiro discurso nesta viagem a Nova York, para a Assembleia da Organização das…

14 horas ago