A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 714 do Informativo de Jurisprudência. Dois julgamentos foram destacados pela equipe.
No primeiro processo destacado, a Primeira Turma, por unanimidade, definiu que “é viável o prosseguimento de ação de improbidade administrativa exclusivamente contra particular quando há pretensão de responsabilizar agentes públicos pelos mesmos fatos em outra demanda conexa”. A tese foi fixada no AREsp 1.402.806, de relatoria do desembargador convocado Manoel Erhardt.
Em outro julgado destacado na edição, a Terceira Seção decidiu, por unanimidade, que, “para a realização da audiência de custódia, não se mostra razoável determinar o retorno de investigado à localidade em que ocorreu a prisão quando este já tenha sido transferido para a comarca em que se realizou a busca e apreensão”. O CC 182.728 teve relatoria da ministra Laurita Vaz.
O Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.
Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do menu no alto da página. A pesquisa de informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou pelo ramo do direito.
– Informativo destaca julgamento sobre ação de improbidade exclusiva contra particular – Read More
Concurso do STJ: divulgados resultados das provas objetivas e discursiva - Concurso do STJ: divulgados…
Com o resultado de 0,52% em dezembro, a inflação oficial do país fechou 2024 em…
A notícia da prisão da principal figura da oposição venezuelana, María Corina Machado, que circulou…
Subiu para 442 o número de desabrigados no município de Peruíbe, litoral paulista. Ontem (9),…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, avalia que o Brasil precisa debater “com…
Em meio às pressões externas e internas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve assumir,…