A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a edição 205 de Jurisprudência em Teses, sobre o tema Medidas Protetivas na Lei Maria da Penha. A equipe responsável pelo produto destacou duas teses.
A primeira mostra que as medidas protetivas previstas na Lei 11.340/2006 são aplicáveis às minorias, como transexuais, transgêneros, cisgêneros e travestis em situação de violência doméstica, afastado o aspecto meramente biológico.
O segundo entendimento aponta que a medida protetiva de alimentos deferida com fundamento na Lei 11.340/2006 subsiste enquanto perdurar a situação de vulnerabilidade desencadeada pela prática de violência doméstica e familiar, e não apenas durante a situação de violência.
Lançada em maio de 2014, Jurisprudência em Teses apresenta diversos entendimentos do STJ sobre temas específicos, escolhidos de acordo com sua relevância no âmbito jurídico.
Cada edição reúne teses identificadas pela Secretaria de Jurisprudência após cuidadosa pesquisa nos precedentes do tribunal. Abaixo de cada uma delas, o usuário pode conferir os precedentes mais recentes sobre o tema, selecionados até a data especificada no documento.
Para visualizar a página, clique em Jurisprudência > Jurisprudência em Teses, na barra superior do site.
– Jurisprudência em Teses traz entendimentos sobre medidas protetivas na Lei Maria da Penha – Read More
A mitigação é possível quando há um único imóvel a inventariar e o cônjuge ou…
Quinta Turma transfere sessão ordinária de 19 de novembro para o dia 27, às 10h…
Duas em cada cinco crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil estão matriculadas em creches. Isso…
Justiça não pode determinar que terceiro cumpra obrigação pela qual não é responsável - Justiça…
Responsabilidade administrativa por dano ambiental é destaque da nova Pesquisa Pronta - Responsabilidade administrativa por…
Brasil, México e Argentina: os únicos países latino-americanos que fazem parte do G20, têm mais…