Categories: Notícias da Justiça

STJ – Ministro Humberto Martins participa de evento comemorativo aos 15 anos da repercussão geral no STF

​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou, nesta quarta-feira (25), do seminário Repercussão Geral 15 anos: origens e perspectivas, evento promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até o dia 27 para discutir a medida que criou um filtro nos processos que chegam à corte suprema.

“A repercussão geral aprimorou a atuação do Poder Judiciário, uma vez que o sistema de precedentes é fundamental para a estabilização das relações sociais e econômicas”, comentou Martins.​​​​​​​​​

Para o presidente do STJ, repercussão geral do supremo teve efeito positivo para todo o Judiciário brasileiro.​ | Foto: Lucas Pricken

O ministro destacou que, assim como o STF, o STJ vem aprimorando, nos últimos anos, a gestão dos recursos repetitivos, “inclusive com a possibilidade do emprego da inteligência artificial para a identificação de casos concretos que concentram grande volume de processos”, frisou o presidente do STJ.

Humberto Martins destacou que, nos 15 anos de repercussão geral, o Judiciário vivenciou mudanças na atuação da suprema corte, com impactos em todas as instâncias judiciais, em especial nas presidências e vice-presidências dos tribunais e nas turmas recursais do país, no exercício de juízo de admissibilidade e de controle de processos sobrestados.

Esforço relevante para retornar o STF à sua missão constitucional

Na abertura, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, disse que a repercussão geral foi um dos esforços mais relevantes para permitir que o tribunal pudesse focar em sua missão constitucional.

“O evento serve para comemorar a consolidação do sistema e refletir criticamente para o aprimoramento da repercussão geral nos anos vindouros”, comentou Fux ao citar importantes casos julgados pela corte nessa sistemática, como discussões sobre piso nacional de professores, fornecimento de medicamentos e questões de aposentadoria.

Segundo o ministro, o esforço foi fundamental para reduzir o acervo processual do STF, que hoje se encontra em pouco mais de 11 mil processos, quantidade comparável à de 1996.

A abertura do evento contou com a participação do procurador-geral da República, Augusto Aras; do advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal; do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; do ministro Alexandre Luiz Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST);  do ministro Francisco Camelo, do Superior Tribunal Militar; e de magistrados de diversos tribunais brasileiros. 

Seminário continua na quinta e na sexta-feira com debates técnicos

Um dos objetivos do seminário é promover o debate sobre medidas constitucionais e processuais referentes à repercussão geral para o aprimoramento do sistema.

O evento é realizado de forma híbrida (presencial e on-line) e conta com a participação de ministros, juízes e servidores do STF na apresentação dos painéis, além de representantes de outros tribunais e de turmas recursais com competência legal para enviar recursos extraordinários ao STF. O evento é transmitido pelo canal do STF no YouTube.

No dia 26, pela manhã, o ministro do STJ Moura Ribeiro é um dos painelistas. À tarde, participam os ministros do STJ Mauro Campbell Marques, Assusete Magalhães e Gurgel de Faria.

No dia 27, pela manhã, é a vez do ministro Joel Ilan Paciornik integrar o evento.

– Ministro Humberto Martins participa de evento comemorativo aos 15 anos da repercussão geral no STF – Read More

Share

Recent Posts

Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência – Agência Brasil

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21), foi criado em…

10 minutos ago

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas – Agência Brasil

Há mais de um mês, povos indígenas de Mato Grosso sofrem com os incêndios florestais…

10 minutos ago

MST refloresta área de assentamento na região do Vale do Rio Doce – Agência Brasil

Na data em que se comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro, o Movimento…

1 hora ago

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na noite deste sábado (21) em Nova…

1 hora ago

Parada PCD em SP celebra diversidade e reforça luta contra exclusão – Agência Brasil

Em junho de 2023, Sônia Maria de Jesus, que vivia em condição análoga à escravidão…

2 horas ago

Corinthians e São Paulo decidem Brasileiro feminino da Série A1 – Agência Brasil

Corinthians e São Paulo decidem no próximo domingo (20), a partir das 10h (horário de…

2 horas ago