Categories: Notícias da Justiça

STJ – Ministro Raul Araújo é empossado membro efetivo do TSE

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo foi empossado nesta terça-feira (6) no cargo de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o biênio 2022-2024.

Na cerimônia, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, destacou a qualificação e o ##preparo## de Raul Araújo para a nova função, que assume na iminência das eleições gerais. “O ministro Raul Araújo tem vasta experiência em todas as áreas do direito. É uma honra para o TSE poder contar com a sua colaboração”, disse ele.​​​​​​​​​

Em solenidade no plenário do TSE, Raul Araújo toma posse como ministro efetivo para o período 2022-2024. | Foto: Emerson Leal / STJAlexandre de Moraes citou pontos da trajetória profissional do novo membro efetivo da corte, acrescentando que os colegas do TSE já puderam observar o trabalho feito pelo magistrado desde 2020, na condição de ministro substituto. Ele afirmou que Raul Araújo é um dos ministros mais preparados neste momento para atuar na Justiça Eleitoral.

“O ministro já vem atuando em nossas sessões e demonstrando o perfil técnico, sua sobriedade e ##competência##. Sua experiência será de grandiosíssima contribuição para o TSE”, concluiu.

Garantir eleições seguras e que respeitem a soberania popular

Para a presidente do STJ, ministra Maria Therezarnde Assis Moura – que não pôde acompanhar a cerimônia de posse e foirnrepresentada pelo ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça –,rnRaul Araújo assume como membro efetivo do TSE em um período muito importanternpara a Justiça Eleitoral.

“Ele tem todas as qualidades necessárias para auxiliar o tribunal na tarefa de garantir eleições seguras e que respeitem a soberania popular. Além disso, conta com valiosa experiência como membro substituto, decidindo em questões de grande relevância para o sistema eleitoral”, declarou a ministra.

A posse contou com a presença da ministra do STJ Laurita Vaz e dos ministros Humberto Martins, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Paulo de Tarso Sanseverino, Sebastião Reis Júnior, Assusete Magalhães, Sérgio Kukina, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Cesar Asfor Rocha (aposentado).

Além dos ministros do STJ, estiverem presentes o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, e outras autoridades.

Sobre o ministro empossado

Natural de Fortaleza, o ministro Raul Araújo é bacharel em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo concluído os créditos do curso de mestrado em direito público pela Faculdade de Direito da UFC. Exerceu as funções de advogado e de procurador-geral do Estado do Ceará, antes de tomar posse como desembargador do Tribunal de Justiça de seu estado, em 2007.

Chegou ao STJ em 2010. Atualmente, é membro da Quarta Turma, da Segunda Seção – colegiados em que já exerceu a presidência – e da Corte Especial. Ocupou o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, a partir deste mês, exercerá a função de membro efetivo daquela corte, para o biênio 2022-2024.

Raul Araújo foi corregedor-geral da Justiça Federal, presidente da Turma Nacional de Uniformização e diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.

O ministro também atua na área acadêmica. É professor licenciado da Universidade de Fortaleza, na qual coordenou o curso de especialização em direito tributário.

Leia também: Ministro Benedito Gonçalves toma posse como corregedor-geral da Justiça Eleitoral na quinta-feira (8)

– Ministro Raul Araújo é empossado membro efetivo do TSE – Read More

Share

Recent Posts

Selo identificará gestão pública comprometida com a alfabetização – Agência Brasil

Iniciativas da gestão pública de municípios, estados e do Distrito Federal para assegurar o direito…

25 minutos ago

STJ – Apreensão de madeira utilizada para esconder carga ilícita é um dos temas da nova Pesquisa Pronta

Apreensão de madeira utilizada para esconder carga ilícita é um dos temas da nova Pesquisa…

1 hora ago

STJ – Página de Repetitivos e IACs inclui julgados sobre obrigatoriedade de redução proporcional da pena-base

Página de Repetitivos e IACs inclui julgados sobre obrigatoriedade de redução proporcional da pena-base -…

1 hora ago

Começa consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024 – Agência Brasil

A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a…

1 hora ago

Crianças e adolescentes sofrem com mudanças climáticas, alerta Unicef – Agência Brasil

Com apenas duas semanas para as eleições municipais – e em meio a calor e…

1 hora ago

STJ – Metrô de São Paulo pode cobrar da TIM pelo uso dos túneis para passar cabos de telefonia

Metrô de São Paulo pode cobrar da TIM pelo uso dos túneis para passar cabos…

2 horas ago