Categories: Notícias da Justiça

STJ – Na posse da nova presidente do STJ, Herman Benjamin exalta protagonismo das mulheres no Judiciário

Durante a posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do ministro Og Fernandes nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em cerimônia realizada nesta quinta-feira (25), o ministro Herman Benjamin destacou o protagonismo das mulheres na magistratura.

“A comemoração de hoje é da República, mas é sobretudo das mulheres e das juízas brasileiras”, comentou Herman Benjamin, ao dizer que a homenagem vai além da ministra Maria Thereza, citando nominalmente as demais ministras da corte: Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Isabel Gallotti, Assusete Magalhães e Regina Helena Costa, bem como as ministras Eliana Calmon (aposentada) e Denise Arruda (falecida em 2013).​​​​​​​​​

Ministro Herman Benjamin: a comemoração é das mulheres e das juízas brasileiras. | Foto: Gustavo Lima / STJAo falar sobre a atuação das mulheres no Judiciário, ele estendeu as homenagens para as ministras do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia e Rosa Weber, e para a juíza Renata Gil, primeira mulher a presidir a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

“São muitas e valorosas as mulheres em nossa magistratura. Não obstante os avanços, o Brasil ainda não fez o dever de casa, conforme os dados disponíveis”, ressaltou Herman Benjamin. Ele mencionou o percentual de mulheres em cada nível da magistratura: 44% de juízas substitutas, 40% de juízas titulares, 25% de desembargadoras e 19% de ministras.

“Falta ministra na República do Brasil”, disse, defendendo um esforço contínuo para assegurar a paridade de gênero no Judiciário.

Amor ao direito e outras qualidades do bom juiz

Herman Benjamin falou sobre a posse da ministra Maria Thereza, em 2006 – pouco menos de um mês antes da sua chegada ao tribunal –, e lembrou como o ministro Barros Monteiro (hoje aposentado) se referiu à magistrada.

“Ao saudá-la, disse que a vida da nova ministra estava amparada em três pilares, atributos indispensáveis ao bom juiz: no amor ao direito, na sede de conhecimento e na devoção ao trabalho”, descreveu Herman Benjamin, ele próprio acrescentando outros quatro atributos à ministra: simplicidade de ser, transparência absoluta, coerência nas ações e inabalável integridade de caráter.

“Não são platitudes. Os que primeiro encontram a ministra logo percebem a sua simplicidade ao falar e agir”, afirmou.

Discursando em nome dos demais membros da corte, Benjamin disse que, para a ministra Maria Thereza, garantir a igualdade entre as pessoas é o único modo de viver, “e, mais importante, de viver em paz consigo mesma”. O ministro citou o desprendimento da nova presidente do STJ ao, costumeiramente, colocar em segundo plano as dezenas de títulos acadêmicos, artigos e livros publicados.

Otimismo sempre necessário no ofício de julgar

Após comentar os desafios da nova gestão, Herman Benjamin fez questão de destacar que o melhor atributo da ministra Maria Thereza é a sua alegria contagiante.

“Alegria exuberante que não se confunde com desatenção aos graves problemas que afetam o Brasil e que confrontam a Justiça brasileira. É o otimismo realista, com os pés no chão. É a convicção de que o nosso Estado de Direito não é miragem nem ato utópico do legislador de 1988”, completou.

Sobre o novo vice-presidente, Herman Benjamin enalteceu o domínio jurídico do ministro Og Fernandes – qualidade que, segundo ele, é reforçada pela experiência profissional como jornalista em Pernambuco.

“Pai e avô cuidadoso, encontra tempo para todos e para tudo – não sei como. Atende os familiares, nós os amigos, e, evidentemente, os processos”, comentou Benjamin.

– Na posse da nova presidente do STJ, Herman Benjamin exalta protagonismo das mulheres no Judiciário – Read More

Share

Recent Posts

Ato em SP conclama para medidas de mitigação da emergência climática – Agência Brasil

Movimentos sociais e entidades realizam hoje (22), na capital paulista, a Marcha por Justiça Climática,…

6 horas ago

Estudantes indígenas buscam mais espaço e apoio nas universidades – Agência Brasil

Cerca de mil estudantes de mais de 100 povos indígenas estiveram em Brasília na última…

9 horas ago

Líderes mundiais adotam pacto com 56 ações para o futuro do planeta – Agência Brasil

Líderes da maioria dos países reunidos na Cúpula do Futuro, da Organização das Nações Unidas…

10 horas ago

Petrobras lança novo edital voltado para startups – Agência Brasil

Um novo edital voltado para startups, dentro do Programa Petrobras Conexões para Inovação será lançado…

10 horas ago

Eventos promovem conscientização sobre a doação de órgãos  – Agência Brasil

Os moradores do Distrito Federal participaram neste domingo (22) de ações voltadas para sensibilização da…

11 horas ago

Na Cúpula do Futuro, Lula fala em “falta de ousadia” da ONU – Agência Brasil

Em seu primeiro discurso nesta viagem a Nova York, para a Assembleia da Organização das…

11 horas ago