Categories: Notícias da Justiça

STJ – Presidente do STJ participa de evento que celebra 20 anos dos juizados especiais na Justiça Federal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, participou nesta segunda-feira (29) da abertura do 18º Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais (Fonajef), evento promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) em comemoração aos 20 anos da Lei 10.259/2001, que criou os juizados especiais cíveis e criminais na Justiça Federal.​​​​​​​​​

O presidente do STJ discursa na abertura do 18º Fonajef. | Foto: Lucas Pricken / STJ“Esse importante marco legislativo trouxe uma verdadeira revolução com a criação, no âmbito da Justiça Federal, de um sistema de solução de conflitos que libertou o cidadão das amarras formais e conservadoras do processo comum, possibilitando o acesso direto à máquina judiciária, ao exercício da cidadania e, por consequência, à inclusão social”, comentou Martins.

A abertura do evento contou com a presença do ministro Antonio Carlos Ferreira, do presidente da Ajufe, André Brandão de Brito Fernandes, da juíza federal Alcione Alvim e do diretor jurídico da Caixa Econômica Federal, Greycos Loureiro.

O presidente do STJ mencionou dados do anuário Justiça em Números 2021 para mostrar os avanços na jurisdição em razão do bom funcionamento dos juizados especiais.

“Os juizados especiais, como proposta de intervenção estatal por meio de um procedimento simples, vêm tendo significativo avanço em seus indicadores, sobretudo no que diz respeito ao índice de atendimento à demanda, à taxa de congestionamento e ao índice de conciliação”, afirmou.

Debates para fortalecer a lei

Humberto Martins elogiou o presidente da Ajufe pela realização do evento e disse que os encontros do Fonajef, já tradicionais, cumprem papel essencial na interpretação das normas aplicáveis aos juizados especiais.

“Destacamos a importância do Fonajef, que se firmou, ao longo dos últimos anos, como um dos maiores intérpretes da Lei 10.259/2001, uma vez que seus enunciados, resultantes de ampla e democrática discussão e deliberação dos seus membros, aperfeiçoaram o texto legal a fim de superar controvérsias e indicar a solução mais eficiente para as questões do dia a dia”, disse o presidente do STJ.

Como exemplo da importância da atuação dos magistrados nos juizados especiais federais, André Brandão de Brito Fernandes citou a sua postura na análise dos processos envolvendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o que levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a mudar de entendimento sobre o conceito de miserabilidade para fins de concessão do benefício previdenciário.

– Presidente do STJ participa de evento que celebra 20 anos dos juizados especiais na Justiça Federal – Read More

Share

Recent Posts

Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11 após reajuste – Agência Brasil

A partir deste sábado (11), o trabalhador demitido sem justa causa receberá mais seguro-desemprego. A…

39 minutos ago

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump – Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou aos advogados do ex-presidente…

40 minutos ago

‘Meta reforça uma agenda política destrutiva’, repudia FNDC – Agência Brasil

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) divulgou uma nota nesta semana manifestando repúdio…

2 horas ago

Entidades LGBTI+ criticam Meta: “patologização de identidades é grave” – Agência Brasil

Diante das alterações nas regras do Facebook e do Instagram anunciadas na última terça-feira (7), diferentes…

2 horas ago

Samba na Gamboa terá Nelson Rufino cantando repertório autoral – Agência Brasil

O experiente cantor e compositor baiano Nelson Rufino é o convidado recebido pela apresentadora Teresa Cristina na edição inédita…

3 horas ago

Mega-Sena pode pagar R$ 16 milhões neste sábado – Agência Brasil

O sorteio deste sábado (11) da Mega-Sena está marcado para as 20h, e o prêmio…

3 horas ago