Categories: Notícias da Justiça

STJ – STJ sedia lançamento de livro em homenagem ao ministro Felix Fischer

O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu nesta quarta-feira (17) o lançamento do livro Direito, Gestão & Democracia: estudos em homenagem ao ministro Felix Fischer. A obra é organizada e coordenada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) e pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), com o apoio da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ). O prefácio foi escrito pelo presidente do STJ, ministro Humberto Martins.

Leia também: Às vésperas de se aposentar, ministro Felix Fischer recebe homenagens na Corte Especial

“Esse trabalho se destaca pela relevância dos temas propostos. Nele, são demonstradas a evolução dos assuntos cotidianos do sistema de Justiça brasileiro e a vivência prática das necessidades corriqueiras, fruto do trabalho de autores que conseguiram reunir a precisão e a profundidade dogmática que caracterizam as grandes obras jurídicas”, afirmou o presidente em seu discurso, acrescentando que “o homenageado, ministro Felix Fischer, é hoje uma referência doutrinária em direito penal”.​​​​​​​​​

Ministros do STJ e do STF, além de outras autoridades, homenagearam o ministro Felix Fischer durante o lançamento do livro. | Foto: Emerson Leal / STJ.Para homenagear o ministro Felix Fischer, o livro reuniu 130 autores – entre eles, ministros, desembargadores, procuradores, advogados e renomados acadêmicos – que, em 70 artigos, discutem temas jurídicos atuais e polêmicos, com destaque para os direitos e as garantias fundamentais, o funcionamento e a eficiência das instituições que compõem o sistema de Justiça, e a importância do conhecimento para o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito.

Um tributo ao conhecimento

Ao mesmo tempo em que dissemina cultura jurídica e práticas acumuladas pelos autores e suas reflexões, com ênfase na atuação do Poder Judiciário, do Ministério Público e da advocacia, a obra presta um tributo ao ministro Felix Fischer, por toda sua contribuição acadêmica, jurisdicional e profissional.

“Uma homenagem merecida. Após uma carreira de 23 anos no MP do Estado do Paraná e 20 anos lecionando direito e processo penal, o ministro Fischer se tornou intenso conhecedor da matéria. Para ele não é possível aplicar o direito sem ter o ser humano como centro da jurisdição”, destacou o presidente do TJPR e um dos coordenadores da obra, José Laurindo de Souza Netto.

A procuradora de Justiça do Estado do Paraná Sônia Maria Fischer e o desembargador do TJPR Octávio Campos Fischer (esposa e filho do homenageado) estiveram no lançamento do livro representando o ministro. “Ele deixou um legado de seriedade, dedicação e entrega ao trabalho, valores fortes que foram repassados a toda a família”, lembrou Octávio. A esposa do magistrado disse não ter palavras para retribuir a grandeza da homenagem. “É a maior honra que ele poderia receber em vida”, agradeceu.

Exemplo e dedicação

O ministro Sérgio Kukina enfatizou a conduta e a personalidade de Felix Fischer em mais de 25 anos no STJ, preceitos que se tornaram exemplos na construção da própria carreira profissional. “A atenção aos réus vulneráveis em causas penais, o respeito profissional às instituições do Ministério Público e do Judiciário e o cuidado na formação de suas equipes são apenas algumas facetas desse gigante intelectual. Um generoso enciclopedista que nunca quis deter o monopólio dos saberes”, definiu.

Também prestigiaram o evento os ministros do STJ Jorge Mussi, Herman Benjamin, Benedito Gonçalves, Gurgel de Faria e Cláudio Santos (aposentado), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques, além de várias outras autoridades.

– STJ sedia lançamento de livro em homenagem ao ministro Felix Fischer – Read More

Share

Recent Posts

Ato em SP conclama para medidas de mitigação da emergência climática – Agência Brasil

Movimentos sociais e entidades realizam hoje (22), na capital paulista, a Marcha por Justiça Climática,…

5 horas ago

Estudantes indígenas buscam mais espaço e apoio nas universidades – Agência Brasil

Cerca de mil estudantes de mais de 100 povos indígenas estiveram em Brasília na última…

8 horas ago

Líderes mundiais adotam pacto com 56 ações para o futuro do planeta – Agência Brasil

Líderes da maioria dos países reunidos na Cúpula do Futuro, da Organização das Nações Unidas…

9 horas ago

Petrobras lança novo edital voltado para startups – Agência Brasil

Um novo edital voltado para startups, dentro do Programa Petrobras Conexões para Inovação será lançado…

9 horas ago

Eventos promovem conscientização sobre a doação de órgãos  – Agência Brasil

Os moradores do Distrito Federal participaram neste domingo (22) de ações voltadas para sensibilização da…

10 horas ago

Na Cúpula do Futuro, Lula fala em “falta de ousadia” da ONU – Agência Brasil

Em seu primeiro discurso nesta viagem a Nova York, para a Assembleia da Organização das…

10 horas ago