Categories: Diversos

Supervia, no Rio, é multada em R$ 1,3 milhão por problemas em 2021 – Agência Brasil

O Procon Carioca informou hoje (22) que multou a concessionária de transporte ferroviário Supervia em R$ 1,362 milhão pela suspensão do serviço no ramal Japeri em 24, 30 e 31 de agosto do ano passado, e pela circulação de trens com horários irregulares em outros ramais. Segundo o órgão municipal, a concessionária suspendeu mais de 800 viagens em 2021, prejudicando a vida de milhões de usuários.

“As interrupções de funcionamento das linhas trouxeram consequências danosas aos consumidores, que relataram dificuldades para embarcar em outros ramais da empresa devido à superlotação, já que a paralisação ocorreu em horário de pico, o que também colocou os passageiros em situação de maior risco de contágio do coronavírus”, disse o Procon.

Vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, o órgão disse que a empresa atribui a suspensão ao furto de cabos e equipamentos de sinalização, o que a teria impossibilitado de prestar o seu serviço com a devida segurança.

O Procon fez uma série de questionamentos à empresa, que disse ainda que as paralisações foram pontuais e ocasionaram atrasos pontuais, de 2 horas no dia 24 de agosto de 2021, e de 3 horas nos dias 30 e 31 de agosto. A Supervia informou ao Procon que houve 526 ocorrências de furto e cabos de sinalização em 2021, além de 43 ocorrências de furtos de grampos de fixação e outros componentes da linha férrea como tirefonds (parafuso grande usado para fixar o trilho no dormente) e placas de apoio.

Apesar das justificativas, o Procon considera que a suspensão e os atrasos na circulação não foram fatos isolados, e afirma que não há dúvidas quanto às infrações cometidas pela empresa.

Furto de cabos

Atrasos na circulação de trens atribuídos ao furto de cabos voltaram a causar transtornos aos passageiros da Supervia na manhã de hoje. Segundo a concessionária, o ramal Saracuruna operou com intervalos irregulares porque houve roubo de cabos em vários pontos, o que prejudicou o sistema de sinalização automática.

A situação gerou indignação de passageiros, que ocuparam a linha férrea entre as estações Gramacho e Corte Oito e jogaram objetos sobre a via. A concessionária precisou suspender a operação e acionou a Polícia Militar. Às 10h30, a circulação no ramal Saracuruna e nas extensões Guapimirim e Vila Inhomirim foi normalizada, segundo a empresa, que disse “lamentar atos como esses”.

Procurada, a Supervia afirmou que não comentaria a multa.

Share

Recent Posts

Eventos promovem conscientização sobre a doação de órgãos  – Agência Brasil

Os moradores do Distrito Federal participaram neste domingo (22) de ações voltadas para sensibilização da…

18 minutos ago

Na Cúpula do Futuro, Lula fala em “falta de ousadia” da ONU – Agência Brasil

Em seu primeiro discurso nesta viagem a Nova York, para a Assembleia da Organização das…

18 minutos ago

Corinthians é hexacampeão brasileiro de futebol feminino – Agência Brasil

O Corinthians ganhou do São Paulo por 2 a 0 na manhã deste domingo (22)…

18 minutos ago

Infiltração de criminosos na política ameaça segurança eleitoral – Agência Brasil

No início do mês, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou a…

1 hora ago

Novo canal na Lagoa dos Patos seria caro e pouco eficiente, diz estudo – Agência Brasil

A abertura de um novo canal na Lagoa dos Patos seria uma boa solução para…

2 horas ago

Obras de Rebolo que retratam o bairro do Morumbi estão em mostra em SP – Agência Brasil

“No começo dos anos 1940, o Morumbi era pouco habitado. Havia chácaras e algumas granjas.…

3 horas ago