Categories: Diversos

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT – Agência Brasil

O índice global de desemprego permaneceu em 5% em 2024, o mesmo patamar de 2023. O dado consta do relatório Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências 2025 (World Employment and Social Outlook: Trends 2025), lançado nesta quinta-feira (17) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre os fatores que colaboram para a dificuldade da recuperação do mercado de trabalho estão as tensões geopolíticas e o aumento dos custos das mudanças climáticas.

Notícias relacionadas:

Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11 após reajuste.De acordo com a instituição, a economia mundial está em expansão em ritmo moderado, porém a previsão é de perda do dinamismo, impedindo uma recuperação forte e duradoura do mercado de trabalho.

“O crescimento econômico ficou em 3,2% em 2024, abaixo dos 3,3% e 3,6% em 2023 e 2022, respetivamente. Espera-se uma expansão semelhante em 2025 e depois uma desaceleração gradual no médio prazo”, aponta.

Trabalho informal

O relatório pontua que o trabalho informal e a quantidade de trabalhadoras e trabalhadores pobres voltaram aos níveis do período pré-pandemia.

Os países de baixa renda, segundo a entidade, se defrontaram com mais desafios para a geração de postos de trabalho. Nessas localidades, a parcela de homens jovens nem-nem, ou seja, que nem estudam, nem trabalham aumentou quase quatro pontos percentuais acima da média atingida nos anos que antecederam a pandemia.

No ano passado, entre o total de pessoas sem emprego formal, sem frequentar a escola ou fazendo capacitações, os homens jovens chegaram a 85,8 milhões (13,1%) e as mulheres jovens, 173,3 milhões (28,2%). De 2023 para 2024, houve um acréscimo de 1 milhão e 1,8 milhão, respectivamente.

“Os jovens, especialmente, continuam a enfrentar taxas de desemprego muito mais elevadas – cerca de 12,6% – com poucos sinais de melhorias”, diz o relatório.

Déficit global de empregos

Ao todo, o déficit mundial de empregos – o número estimado de pessoas que querem trabalhar, mas não conseguem conquistar um emprego – atingiu 402 milhões no ano passado. Esse número é composto por 186 milhões de desempregados, 137 milhões que são principalmente de pessoas desencorajadas e 79 milhões que gostariam de trabalhar, mas têm obrigações, exercer funções de cuidado de outras pessoas, que as impedem de ter acesso ao emprego. 

Share

Recent Posts

Fazenda esclarece que não pretende cobrar IBS e CBS de fundos – Agência Brasil

O texto da lei complementar que regulamentou a reforma tributária poderá ser ajustado para esclarecer…

45 minutos ago

Nigéria se associa ao Brics como país parceiro – Agência Brasil

A República Federal da Nigéria é o mais novo país parceiro do Brics. O anúncio…

45 minutos ago

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia – Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou nesta sexta-feira (17) a portaria…

2 horas ago

Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025 – Agência Brasil

Após quase três semanas sem atuar no câmbio, o Banco Central (BC) anunciou, no início…

2 horas ago

Fuvest divulga aprovados no vestibular pelo Enem – Agência Brasil

A Fuvest divulgou nesta sexta-feira (17) os aprovados na primeira chamada do processo seletivo para…

3 horas ago

Ministério das Cidades anuncia mais 704 moradias em Minas e Pernambuco – Agência Brasil

Setecentos e quatro novas unidades habitacionais serão construídas em áreas populosas, já consolidadas ou em…

3 horas ago