Categories: Diversos

Transplantes com HIV: defesa de funcionária diz que acusação é falsa – Agência Brasil

A funcionária do laboratório PCS Lab Saleme Jacqueline Iris Bacellar de Assis teria sido vítima do laboratório “que manipulou e forjou mensagens, documentos e laudos”, de acordo com nota divulgada à imprensa pela defesa de Jaqueline na manhã desta quarta-feira (16).

Jaqueline teria sido responsável pela assinatura de laudos de exames de HIV errados que levaram à infecção de pacientes transplantados no Rio de Janeiro. Ela foi presa nessa terça-feira (15). Após ser considerada foragida, ela se apresentou à polícia e prestou depoimento.

Notícias relacionadas:

Auditoria investigará contratos com laboratório que fez testes de HIV.Saúde do Rio instala comitê para atenção aos transplantados com HIV.Transplante com HIV: funcionária do laboratório depõe à Polícia Civil.Além de Jaqueline, um dos sócios do laboratório, Walter Vieira, e um técnico do laboratório foram presos na segunda-feira (14). O caso está sob sigilo.

Segundo nota do próprio laboratório, Jacqueline “apresentou documentação inidônea (diploma de biomédica e carteira profissional com habilitação em patologia), induzindo o laboratório a crer que ela tinha competência para assinar laudos”.

Dois doadores tiveram laudos errados para HIV assinados pelo laboratório, que era responsável pelas testagens antes que os órgãos fossem destinados a transplantes no estado do Rio de Janeiro. Os pacientes foram considerados negativos quando na verdade eram positivos para o vírus. Por conta disso, seis pacientes foram infectados com HIV em decorrência dos transplantes.

A defesa de Jaqueline afirma que ela tem registro junto ao Conselho Federal de Farmácia (CRF 5125/RJ), e que jamais cursou faculdade ou atuou como biomédica durante sua carreira e, principalmente, junto ao laboratório investigado. “Jamais entregou qualquer documento ao laboratório que a qualificasse como biomédica e jamais assinou qualquer laudo de análise de amostras, até porque, não tem competência para isso”, diz a nota.

Segundo os advogados, ela entregou pessoalmente os documentos originais na admissão, inclusive o diploma e o registro junto ao Conselho Federal de Farmácia. “A mensagem de texto que contém o diploma de Biomédica é absolutamente falsa, como inclusive já afirmou junto a autoridade policial”, alega a defesa.

“Assim como os pacientes, Jaqueline é vítima do laboratório que manipulou e forjou mensagens, documentos e laudos, utilizando-se indevidamente de seu nome, adulterando a sua qualificação, motivos pelos quais tem plena certeza de que tudo será constatado através da investigação policial e que os devidos culpados responderão pelo ato”, acrescenta a nota.

Após a confirmação dos casos de infecção, o PCS Lab Saleme foi interditado pela Vigilância Sanitária local, com orientação técnica da Anvisa, até a conclusão das investigações, com foco na segurança dos transplantes. Novos exames pré-transplante estão sendo realizados no Hemorio.

O caso, sem precedentes, é considerado grave pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Ministério da Saúde.

Share

Recent Posts

Nova plataforma permite consulta a investimentos em todo o mundo – Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) colocou no ar, nesta quarta-feira (16),…

52 minutos ago

Hacker suspeito de invadir sistemas da Polícia Federal é preso – Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) prendeu uma pessoa suspeita de ser o hacker que invadiu sistemas…

52 minutos ago

Lula lança programa de R$ 1 bilhão para produção e compra de arroz – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (16), o Programa Arroz da…

52 minutos ago

Criminosos sequestram 9 ônibus para fechar rua durante operação no Rio – Agência Brasil

Nove ônibus que circulavam na região da Muzema, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio…

52 minutos ago

Senado aprova regras para reduzir emissão de gases de efeito estufa – Agência Brasil

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou, em caráter terminativo, o projeto que inclui,…

3 horas ago

Encceja PPL: pessoas privadas de liberdade fazem prova nesta quarta – Agência Brasil

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 para…

4 horas ago