A edição inédita do Programa Trilha de Letras que a TV Brasil exibe nesta quarta-feira (13), às 23h, traz um bate-papo com o escritor e antropólogo campineiro Maurício de Almeida. Durante a conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, o autor fala do seu terceiro livro, “Equatoriais” (2023).
A obra reúne 13 contos inspirados por uma série de viagens feitas por Maurício de Almeida em decorrência de suas atividades profissionais. Ele é servidor público da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e realiza diversos trabalhos de campo pelo país.
Trilha de Letras, da TV Brasil, recebe escritora Socorro Acioli.Trilha de Letras recebe quadrinista e designer franco-brasileiro.A partir dessas viagens – por locais desconhecidos pela maioria dos brasileiros -, o escritor fala sobre personagens que estão fora das suas zonas de conforto, interagindo com situações e pessoas que em suas vidas cotidianas provavelmente nunca conheceram. Em Equatoriais Maurício fala sobre relações paternas, questões fundiárias e povos originários.
A estreia de Maurício de Almeida na literatura foi com Beijando Dentes (2008), livro de contos vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2007. Sua segunda publicação é o romance A Instrução da Noite (2016), agraciado com o Prêmio São Paulo de Literatura em 2017 na categoria Autor Estreante com até 40 anos. Além de ter participado de diversas coletâneas literárias, Maurício teve obras traduzidas para o espanhol e inglês e escreveu peças de teatro e roteiros para audiovisual.
Ainda durante a atração da emissora pública, a jornalista Jordana Pires indica o título O Barulho do Fim do Mundo (2023), de Denise Emmer, no quadro Dando a Letra, espaço com dicas de livros. Em uma narrativa que mescla o imaginário e o real, a obra explora o realismo mágico para contar a história de uma casa e uma menina que sofre nas mãos de tiranos.
O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro
A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.
Uma varredura no perímetro ao redor do Palácio do Planalto, realizada por agentes do Gabinete…
Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira…
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, disse na noite desta quarta (13)…
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que os prédios da Corte vão passar por uma…
O carro envolvido na explosão ocorrida na noite desta quarta-feira (13), em frente ao Supremo…
Três dias após conquistar o título da Copa do Brasil, o Flamengo empatou sem gols…