Categories: Diversos

TSE aprova contas da campanha de Lula e Alckmin – Agência Brasil

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (6) as contas da campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, no pleito deste ano.

Com base em relatório de técnicos do TSE, o relator do processo, o ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que “falhas pontuais” identificadas na prestação de contas foram esclarecidas e não comprometeram a regularidade das contas. 

Notícias relacionadas:

Governo eleito fará nova reforma administrativa, informa transição.TSE marca diplomação de Lula e Alckmin para 12 de dezembro.O ministro ressaltou que os técnicos do tribunal analisaram cerca de 11 mil documentos da prestação de contas e 2,5 mil notas fiscais. 

“Considerando que as ocorrências apontadas pela unidade técnica encontram-se plenamente superadas, ante a apresentação de esclarecimentos e documentos, reconheço a integral regularidade da movimentação financeira submetida ao TSE”, afirmou o relator. 

Também votaram a favor da aprovação os ministros Carlos Horbach, Sergio Banhos, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Cármen Lúcia e o presidente, Alexandre de Moraes. 

Em parecer enviado ao TSE, o Ministério Público Eleitoral (MPE) também defendeu a aprovação das contas por não “haver irregularidade a ser sancionada”. 

Proclamação dos eleitos

Durante a sessão, os ministros também aprovaram o relatório final das eleições e proclamaram Lula e Alckmin como presidente e vice-presidente eleitos no pleito de 2022. 

O procedimento aprovou a totalização dos votos e o resultado do segundo turno, que foi anunciado em 30 de outubro, horas após o fim da votação. 

Diplomação

A análise das contas da campanha é uma medida que deve ser cumprida antes da diplomação de Lula e Alckmin, que será realizada na segunda-feira (12).

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023. O documento será assinado e entregue pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. 

O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à Presidência da República. Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). 

Share

Recent Posts

Mega da Virada vai pagar R$ 600 milhões; apostas já estão abertas – Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira (11) que a Mega da Virada deverá pagar…

7 horas ago

Festa Literária das Periferias: líderes negras debatem legado de lutas – Agência Brasil

A 14ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup) começou nesta segunda-feira (11), no Rio de…

7 horas ago

Lula pediu inclusão de ministério em corte de gastos, diz Haddad – Agência Brasil

A inclusão de um ministério a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva empurrou…

8 horas ago

Empresário confirmou delação contra policiais oito dias antes de morte – Agência Brasil

O empresário Vinícius Lopes Gritzbach, assassinado no Aeroporto Internacional de Guarulhos na última sexta-feira (8),…

8 horas ago

Dólar sobe para R$ 5,77 com atraso em pacote de corte de gastos – Agência Brasil

Sem a definição do anúncio do pacote do corte de gastos, o mercado financeiro teve…

9 horas ago

Justiça proíbe estado do Rio de usar verba de Educação para Segurança – Agência Brasil

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proibiu…

9 horas ago