Categories: Diversos

Vítimas de violência de estado ganham rede de atendimento psicológico – Agência Brasil

“A gente sempre teve a ideia de fortalecimento das redes públicas, mas para esse atendimento específico às vítimas de violência, a gente sabia que existia uma grande carência, não existia. A nossa preocupação não é só prestar o atendimento jurídico, que é evidente que é relevante, mas a gente sabe que essas pessoas precisam ser abraçadas”, disse a coordenadora geral de Programas Institucionais, Carolina Anastácio, durante o evento de lançamento da rede.

Além da DPRJ, compõem a Raave grupos de psicologia e psicanálise que já atuam com pessoas afetadas por violência no estado. Por meio da rede, a defensoria vai encaminhar as vítimas para uma das instituições parceiras, para receber atendimento psicológico individualizado.

Notícias relacionadas:

Defensoria quer regularizar ocupação de agricultores no estado do Rio.Cinco estados tiveram mais de 20 mil ações policiais durante pandemia.

Na operação policial em maio de 2021, na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro, morreram 28 pessoas. Na ocasião, grupos de psicologia procuraram a DPRJ se colocando à disposição para atendimento de familiares e vítimas da ação policial.

Para o ouvidor geral da DPRJ, Guilherme Pimentel, a rede é um passo na construção de uma política pública de atendimento para as pessoas afetadas pela violência estatal. “Não é uma rede para substituir serviço público, mas é uma rede para a gente pensar como lidar com essa demanda específica, que não é qualquer demanda, e tentar contribuir para que isso um dia esteja na rede de serviço público, acessível para as massas do Rio de Janeiro”, disse.

Letalidade

Segundo o boletim Raio X das Ações de Policiamento, da Rede de Observatórios da Segurança, que comparou o número de operações policiais no período compreendido entre junho de 2020 a julho de 2021 e junho de 2021 a julho de 2022, aumentaram em 5,96% as ações entre os 2 anos.

Apesar da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir as operações policiais em comunidades no Rio de Janeiro durante a emergência sanitária, as operações no estado passaram de 2.854 para 3.024 entre os anos analisados. Essas 5.878 operações policiais resultaram em 614 mortes, o que representa uma proporção média de mortes por operação de 10,4%.

* Estagiária sob supervisão de Mário Toledo

Share

Recent Posts

Lula pediu inclusão de ministério em corte de gastos, diz Haddad – Agência Brasil

A inclusão de um ministério a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva empurrou…

36 minutos ago

Empresário confirmou delação contra policiais oito dias antes de morte – Agência Brasil

O empresário Vinícius Lopes Gritzbach, assassinado no Aeroporto Internacional de Guarulhos na última sexta-feira (8),…

37 minutos ago

Dólar sobe para R$ 5,77 com atraso em pacote de corte de gastos – Agência Brasil

Sem a definição do anúncio do pacote do corte de gastos, o mercado financeiro teve…

2 horas ago

Justiça proíbe estado do Rio de usar verba de Educação para Segurança – Agência Brasil

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proibiu…

2 horas ago

G20: Lula promete entregar propostas da sociedade a chefes de Estado – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (11), ao se reunir com…

2 horas ago

MPF pede normas que coíbam desvios de autorizações por garimpeiros – Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Agência Nacional de Mineração (ANM) que edite normas…

2 horas ago