Categories: Diversos

Câncer de cabeça e pescoço são maioria de casos avançados no país – Agência Brasil

De cada dez casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, oito são identificados em estágio avançado. É o que revela pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), publicada na revista científica internacional The Lancet Regional Health Americas. A publicação é uma das mais prestigiadas do setor.

O estudo Disparidades no estágio do diagnóstico de tumores de cabeça e pescoço no Brasil: uma análise abrangente de registros hospitalares de câncer, investigou 145 mil casos entre 2000 e 2017, e também comprovou que, quanto menor o nível de educação do paciente, maior a probabilidade de diagnóstico em estágio grave.

Notícias relacionadas:

Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer.Estudo em larga escala aplica IA para detectar câncer de mama.Inca quer dobrar número de voluntários e flexiona horário da atividade.São câncer de cabeça e pescoço os tumores que aparecem na boca, orofaringe, laringe (a região das cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça a Pescoço.

A maior parte das pessoas diagnosticadas com a doença tem 60 anos de idade. No entanto, o Inca observou que, nos casos mais graves, os pacientes são mais jovens, com 50, 40 e 30 anos de idade, principalmente pessoas sem o ensino básico ou educação incompleta e os mais pobres. Homens com menos de 50 anos, de baixa escolaridade, que fumam e consomem bebidas alcoólicas, eram oito em dez dos casos graves.

Os pesquisadores também chamam atenção para as desigualdades regionais na prevalência do estágio mais avançado na Região Norte do país e defendem mais ações para favorecer o diagnóstico precoce.

“O foco agora é tornar mais rápido o acesso às consultas e aos exames especializados, com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de atenção primária”, disse, em nota, a epidemiologista do Inca Flávia Nascimento de Carvalho, responsável pela pesquisa, fruto de seu doutorado.

As chances de cura para o câncer de cabeça e pescoço são de 90%, se tratado desde cedo. São sinais de alerta desconforto na garganta, uma ferida que não cicatriza, alteração na voz ou rouquidão e nódulos.

Em 2011, o presidente Luiz Inácio Lula teve um câncer de laringe que, diagnosticado, foi tratado e curado.

Share

Recent Posts

STJ – Repetitivo debate cabimento de ação rescisória em matéria posteriormente pacificada

Repetitivo debate cabimento de ação rescisória em matéria posteriormente pacificada - Repetitivo debate cabimento de…

51 minutos ago

STJ – Arte no Tribunal apresenta Cobogó, pintura de Jeff Duprado

Arte no Tribunal apresenta Cobogó, pintura de Jeff Duprado - Arte no Tribunal apresenta Cobogó,…

51 minutos ago

STJ – Negada liminar a empresário condenado por exploração ilegal de quartzito com uso de documento falso

Negada liminar a empresário condenado por exploração ilegal de quartzito com uso de documento falso…

51 minutos ago

Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país – Agência Brasil

O mês de fevereiro começou com uma onda de calor que atinge áreas dos estados…

51 minutos ago

Supremo abre nesta segunda-feira trabalhos de 2025 – Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) abre nesta segunda-feira (3) os trabalhos do plenário em 2025.…

52 minutos ago

STJ – Abertura do ano judiciário será transmitida ao vivo às 14h

Abertura do ano judiciário será transmitida ao vivo às 14h - Abertura do ano judiciário…

2 horas ago