Categories: Diversos

CGU abre investigação para apurar denúncias contra dirigentes da Aneel – Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou nesta quarta-feira (16) que abriu, em resposta a denúncias encaminhadas pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma investigação para apurar irregularidades envolvendo dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“O processo investigativo segue em caráter sigiloso, em conformidade com as normas vigentes, a fim de garantir a integridade das apurações e o devido processo legal. A CGU reafirma seu compromisso com a transparência e a correção de eventuais desvios de conduta na administração pública e manterá o público informado assim que o processo for concluído”, disse a Controladoria, em nota.

Notícias relacionadas:

Ministro cobra da Aneel apuração de descumprimento de contrato da Enel.Aneel apura falhas que podem ter levado ao apagão em São Paulo.Mais cedo, o ministro Alexandre Silveira voltou a cobrar da Aneel a abertura de um processo “rápido, célere e objetivo” para apurar se a empresa distribuidora de energia elétrica Enel vem descumprindo cláusulas do contrato de concessão do serviço na região metropolitana da cidade de São Paulo.

“Defendo que a Aneel abra um processo rápido, célere e objetivo para apurar se ela [Enel] descumpriu índices regulatórios que o TCU [Tribunal de Contas da União] disse, no ano passado, que ela não descumpriu. E que, caso [a empresa] tenha descumprido, instaure um processo e apresente ao poder concedente [União] as possibilidades [de sanções]”, declarou Silveira.

Na última segunda-feira (14), a CGU iniciou uma auditoria para apurar responsabilidades pelo apagão de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. 

“Alguma falha houve. Em que extensão essa falha é da fiscalização da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], em que se extensão essa falha é da fiscalização da própria agência do estado de São Paulo ou, em que extensão pode ter havido algum tipo de mecanismo de manipulação da própria empresa para que as falhas que ela eventualmente fazia não fossem detectadas, tudo isso a nossa investigação vai determinar e dimensionar”, explicou o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho.

Share

Recent Posts

Justiça mantém prisão de sócio do laboratório que fez testes de HIV – Agência Brasil

A Justiça do Rio de Janeiro manteve a prisão temporária do médico ginecologista Walter Vieira, um…

30 minutos ago

STF marca para novembro julgamento sobre redes sociais no Brasil – Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 27 de novembro o julgamento de…

30 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 42 milhões – Agência Brasil

O concurso 2.786 da Mega-Sena desta quarta-feira (16) não teve ganhador. As dezenas sorteadas foram 06-11-17-20-40-51.…

30 minutos ago

Lula elogia ministros e descarta mudanças na equipe – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agenda pública, na tarde desta quarta-feira (16),…

2 horas ago

Polícia Federal abre inquérito para apurar transplantes com HIV no Rio – Agência Brasil

A Polícia Federal confirmou nesta quarta-feira (16) que abriu inquérito no último sábado (12) para…

2 horas ago

RJ convoca 2º colocado em pregão para assumir serviços do PCS Saleme – Agência Brasil

A Fundação Saúde irá contratar de forma emergencial o segundo colocado em pregão, para assumir…

2 horas ago